4

Preocupar-se com a imagem = futilidade?

Gabi Ritt
março 25, 2024

Você já deve ter visto em algum lugar ou ouvido falar que se preocupar com a imagem é algo de menor importância, não é?

De fato, muitas vezes temas relacionados à moda foram tratados como algo dispensável, que não seriam dignos de atenção. Gastar tempo cuidando do que vestir, do cabelo, unhas, etc. muitas vezes foi considerado uma futilidade. É impossível lembrar de um meme bem velho, mas que circulou muito, que dizia mais ou menos assim: se você encontrar uma mulher com mais livros do que sapatos, case-se com ela. Essa frase é tão problemática, que nem sabemos direito por onde começar a criticá-la.

Juntando a isso o fato de a moda por muitas vezes ser algo excludente, dando a ilusão de que seu acesso não seria possível a todas as pessoas, pode fazer com que muita gente torça o nariz só de ouvir falar em cuidados com a imagem.

Sim, a moda, se pensarmos apenas em marcas famosas e caríssimas, feitas para um determinado formato de corpo, pode sim ser bem excludente. No entanto, ela responde apenas por uma fatia de um todo bem grande e complexo que é a moda, que é um fenômeno muito mais de reflexo social do que qualquer outra coisa.

Embora existam pessoas e movimentos que insistam em manter a moda e os cuidados com a imagem em um lugar de exclusividade, a que poucos teriam acesso, não é bem assim que a coisa anda. Cada vez mais, pessoas vem se preocupando com as mensagens que sua imagem passa e entendendo que se dedicar aos cuidados com a imagem nada tem a ver com futilidade, nem com algo acessível apenas para poucos. 

É possível trabalharmos a nossa imagem sem gastar rios de dinheiro e sem investir em marcas de luxo (a não ser que você queira muito), se estivermos dispostos a apurar o nosso olhar e conhecermos os nossos gostos. É possível cuidarmos da nossa imagem mesmo com um tempo escasso, se tivermos os caminhos (e até atalhos) para fazer isso acontecer. E, sobretudo, o nosso vestir pode ser bem divertido, inspirador e empolgante, principalmente se trocarmos o ranço pelo assunto por uma nova visão, que inclua todos os benefícios que podemos colher ao cuidar da nossa imagem.

Cuidar da imagem não diminui ninguém. Não transforma nenhuma pessoa em alguém digno de menos respeito e credibilidade. Ao contrário do que pregava o meme que citamos, alguém que gosta de sapatos pode também ter e ler muitos livros, ser super inteligente e ter interesses que vão bem além da imagem. Somos tão múltiplos, então uma coisa não precisa excluir a outra, não é?

75d0294f3974cb1f9008903515fedc1f
Ta aí a Elle Woods que comprova tudo o que falamos! (Imagem: Pinterest)

Preocupar-se com a imagem não diz nada sobre o seu valor. Mas pode ser um caminho para você se curtir mais, se sentir mais confiante, se descobrir e se divertir mais consigo mesma.

Quer ficar bem estilosa?

Clique no botão abaixo e fale conosco.

Entre em contato

(51) 991.364.115[email protected]
Logotipo Bem Estilosas