E os uniformes da delegação brasileira na cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris 2024, hein? Uma grande polêmica fashion!
A divulgação dos uniformes das delegações sempre é acompanhada de expectativa. Tivemos exemplos lindos, alguns inclusive grifados e o do Brasil deixou aquela sensação de “quero mais”. Afinal, o desfile das delegações é uma grande vitrine, uma projeção de como o país se vê e quer ser visto, batendo em um ponto que a gente sempre fala por aqui: referências.
O ponto alto do fardamento brasileiro foi o bordado feito por bordadeiras de Timbaúba, do Rio Grande do Norte, que ao usarem imagens da nossa fauna e flora, deram o toque de brasilidade. Mas, de resto, ficou tudo bem simples, não é?
Quantas milhares de referências o Brasil, este país continental, teria para mostrar nesse grande palco? Não falamos de luxo, não precisamos competir com a Mongólia que foi chiquérrima (e fez referências à roupa clássica da cultura mongol), ou a Itália, que foi de Empório Armani, por exemplo. Mas de trazer um toque contemporâneo e arrojado à altura de nossos atletas e da diversidade do nosso país.
Esperávamos mais, sim, mas no final, a simplicidade até que funcionou. O look no contexto do barco, no Rio Sena, achamos que casou bastante. Por sorte o Brasil não precisou se esconder em capas de chuva. Entretanto o patrocinador Havaianas ficou bem escondidinho no cenário.
Em contraponto, o uniforme da equipe de Skate, criado pela artista visual Criola em parceria com a Confederação Brasileira de Skateboarding (CBSk) e com a Adidas, veio cheio de modernidade e cor, sem perder suas referências do legado afro-brasileiro.
Imagens da Internet
As meninas da Ginástica Artística surgiram em collants belíssimas, criadas pela ginasta Jade Barbosa, representando as cores do país.
A seleção de Rugby trouxe na camiseta temas inspirados nos povos indígenas e animais da fauna brasileira.
Portanto, o Brasil é cheio de referências e existem milhares de formas de abordá-las com respeito, representatividade e criatividade, levando um pouco do nosso país para o mundo.
Veja outros posts