Quem não curte uma festa, hein? Mas e quando chega o convite indicando algum tipo específico de traje, o que fazer?
E essa dúvida é super comum! Afinal, ninguém precisa nascer sabendo o que é cada dresscode especificamente. E os nomes podem variar, causando aquela confusão.
No entanto, ter noções sobre o que cada um deles contempla pode ajudar bastante na hora de fazer a sua escolha para a ocasião e que, assim, você se sinta super à vontade. E tenha que se preocupar somente em se divertir e socializar no evento.
Então, se você é daquelas que fica em dúvida sobre o que quer dizer traje passeio, esporte, social… esse post é para você!
Os principais tipos de trajes femininos são o Traje Esporte, Traje Passeio, Traje Social, Traje a rigor e Traje de Gala. A gente te explica cada um deles a seguir:
Traje Esporte
Fonte: Colour me Courtney, Pinterest
É o dresscode mais comum para eventos mais informais, como batizados, aniversários, confraternizações de final de ano, enfim, situações que não requerem um visual tão sofisticado.
Nesse momento, o vestuário mais indicado são os vestidos ou saias, que podem ter um comprimento menor, ou na altura do joelho. Também são bem vindas bermudas, jeans, calças de tecidos planos ou macacões mais casuais.
Quanto aos acessórios, os de materiais naturais, pedrarias ou metais discretos caem super bem. Não é necessário exagerar, se não for do seu estilo. O melhor caminho é evoluir um pouco as escolhas que faria para o dia a dia, caso seja mais básica. Se você já gosta de acessórios e os usa diariamente, pode apostar neles que estará bem alinhada.
O salto não é esperado para esse tipo de evento, então você pode apostar em sandálias baixas, sapatilhas, mules e tênis mais trabalhados.
A maquiagem pode ser leve, apenas valorizando seu aspecto natural.
As bolsas, complementando o look, podem ser grandes ou médias.
Traje Passeio
Fonte: Colour me Courtney, Pinterest
Também conhecido como Esporte Fino ou Tênue de Ville, eleva o Traje Esporte a uma maior sofisticação. É o dresscode ideal para coquetéis, eventos corporativos, aniversários mais “arrumados”.
As melhores escolhas para Traje Passeio são vestidos, saias, blazers, conjuntos, calças sociais, pantalonas. Os tecidos mais indicados são os planos e o ideal é evitar o jeans. Esse traje requer um pouco mais de formalidade do que o Esporte.
Os calçados, nesse caso, podem ter salto, como sandálias e sapatos fechados. Se preferir não usar salto, prefira sandálias, sapatilhas ou loafers com detalhes ou acabamentos refinados, como pedrarias e brilhos.
Aliás, o brilho discreto é super bem vindo, tanto nas roupas quanto na maquiagem. A maquiagem nesse caso é leve. O combo blush, batom, delineador sombra leve e máscara de cílios é perfeito para o Traje Passeio.
Quanto às bolsas, elas podem ser médias ou até grandes, desde que conversem com o restante do look.
Traje Social
Fonte: Pinterest
Essa indicação também recebe o nome de Passeio Formal ou Passeio Completo. Na ideia de dar um upgrade ao Traje Passeio, essa forma de vestir é mais refinada e a mais indicada para eventos sociais como casamentos, formaturas, festas de 15 anos, coquetéis, jantares e eventos formais.
O Traje Social não requer o uso de comprimento longo. Portanto, é possível usar vestidos longuetes ou midi. Atenção aos tecidos: aqui os mais nobres, como o tafetá, seda (ou que a lembrem), crepes, rendas são super bem vindos. Também os tecidos com bordados são uma ótima opção.
Os saltos começam a reinar por aqui: prefira os scarpins ou sandálias de salto médio a alto.
A maquiagem já começa a ser mais trabalhada: brilhos, iluminadores, batons e sombras mais marcadas completam bem o look de um Traje Social.
Também os acessórios, sejam jóias ou bijuterias são mais aparentes e sofisticados. As pedras podem aumentar de tamanho e brilho, junto com o acabamento dos metais.
Neste caso, prefira as bolsas pequenas, que podem ter trabalhos em brilhos e bordados, além das metalizadas.
Traje a Rigor (e a diferença para o Traje de Gala)
Fonte: Pinterest
Essa é a hora de brilhar! O Traje a Rigor (também chamado de Black tie, Habillé ou Tenue de Soirée) o mais glamuroso, comum para casamentos, bailes de formatura, bailes de debutantes, entregas de premiações, enfim, eventos que requerem formalidade.
Os vestidos mais sofisticados são os mais indicados: vestidos longos ou até curtos, mas com bordados, trabalhados e recortes, além de transparências, fendas e decotes são super bem vindos.
A diferença do Traje a Rigor para o Traje de Gala é esta: no Traje de Gala, o vestido deve ser longo.
Se o Traje for a Rigor, prefira tecidos nobres, como os tafetás, sedas. Lembrando que os tecidos podem ter brilho mesmo.
Nos pés, os saltos são uma ótima opção, em sua versão mais chique: scarpins e sandálias com trabalhados, pedrarias, metalizados, esse momento é de vocês!
E a maquiagem leva tudo o que tem direito: make completa, com brilhos, cílios postiços e afins. Penteados glamourosos também fazem parte desse look.
Os acessórios são os mais sofisticados: é a hora de tirar aquelas peças que brilham do closet, sejam brincos com grande presença, com pedrarias e brilhos, gargantilhas, pulseiras… Porém, bom senso é fundamental: escolha qual peça será a principal e componha com as demais opções.
As bolsas pequenas e trabalhadas, sejam metalizadas, com pedrarias, tem lugar garantido na festa e arrematam o look.
Agora que você já sabe o que é mais indicado para vestir quando o convite chegar, pode fazer suas escolhas com mais segurança.
Mas lembre-se que para aproveitar a festa de verdade o mais importante é você se sentir bem e confortável! Por isso, não esqueça do seu gosto e do seu estilo pessoal na hora de escolher o seu look.
Afinal, nada é mais elegante de acordo com quem você é, não é?
Esse conteúdo ajudou você? Conte nos comentários!
Veja outros posts