Quando você pensa em cores neutras logo vem à sua cabeça de que são cores que combinam com tudo e valorizam a todas as belezas?
Apesar de os tons neutros serem menos coloridos, não é bem assim que a coisa funciona. E a gente vai te explicar por que nesse post.
As características das cores
Assim como explicamos nesse post, todas as cores possuem características específicas na sua composição. E isso não seria diferente com os tons neutros.
Então, para uma combinação harmônica, essas características devem ser equilibradas.
Acabando com mitos
Até hoje se ouve que as cores preta e branca são universais e combinam com tudo. Mas sabia que isso não é verdade? E a gente te conta porque:
Tanto o preto quanto o branco são cores frias e intensas. O que difere entre elas é a profundidade. Por equilibrarem duas características, a temperatura e a intensidade, elas combinam tão bem quando juntas. Porém, não combinam com todas as outras cores.
O preto é escuro, intenso e frio. Logo, o jogo de combinações dele será com cores escuras, intensas e frias; escuras e intensas (neste caso, podem ser quentes); frias e intensas (podendo ser claras também, como o branco) ou frias e escuras (admitindo uma intensidade mais baixa).
(Imagens da Internet)
Já o branco é claro, intenso e frio. Assim, combinará com cores que repetem essas três características ou frias e intensas (podendo ser escura), claras e intensas (podendo ser quentes) ou claras e frias (mais suaves, de baixa intensidade).
(Imagens da Internet)
Outros tons neutros
Uma boa opção para o branco, mas em uma versão quente e de intensidade mais baixa é o off-white. Veja algumas ideias de uso desta cor:
(Imagens da Internet)
Também o marrom vem em diversas opções:
Mais quente
(Imagens da Internet)
Mais escuro
(Imagens da Internet)
Mais suave, num tom acinzentado
(Imagens da Internet)
Por fim, os cinzas são ótimos tons neutros, e contemplam uma variedade de possibilidades de cores.
(Imagens da Internet)
Ainda temos os tons neutros coloridos. Para conhecê-los, vale a leitura deste post.
Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado a entender melhor o uso das cores neutras e que te auxilie nas suas próximas escolhas!
Veja outros posts