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Três momentos em que as ombreiras dominaram os looks femininos

Gabi Ritt
junho 8, 2023

Há quem ame e quem não goste delas, mas não temos como negar que as ombreiras são um adereço que chama atenção. Dando estrutura a blazers, blusas, blusões, etc., elas aumentam, alinham e acentuam o formato dos ombros.

Se formos pensar em linguagem corporal, ombros mais pronunciados trazem a sensação de empoderamento, segurança, fortalecendo a imagem, não a deixando tão delicada. Portanto, é um ótimo artifício para aquele dia que precisamos nos sentir e passar a mensagem de confiança!

E hoje destacamos três momentos históricos em que as ombreiras se sobressaíram (literalmente) nos looks femininos.

Anos 1940: apesar de já poder ter sido vista na década de 1930 (sendo que uma das suas entusiastas foi a Elsa Schiaparelli!), foi nos anos 40 que elas passaram a ser frequentes nos looks femininos. E existe todo um contexto histórico para isso. Com o mundo passando pela Segunda Guerra Mundial, esse foi um período de entrada em massa das mulheres no mercado de trabalho em países europeus e nos Estados Unidos. Já que grande parte dos homens estavam em campo de combate, as mulheres não se tornaram as responsáveis somente pelos cuidados de sua família, como também em relação ao seu sustento. Como a moda é um importante reflexo da sociedade, o empoderamento feminino chegou às roupas e, consequentemente, às telas do cinema e suas estrelas, como Teresa Wright, Ingrid Bergman e Joan Crawford.

Fonte: Pinterest

Anos 1980: com certeza esse é o momento mais emblemático do uso das ombreiras. Nesse período, mais uma vez ligado à expansão do lugar da mulher no mercado de trabalho, a ombreira vem como subsídio à simbologia do poder e da segurança, assim como nos anos 40, e acompanha toda a emancipação da mulher vista na década de 80.

Nos espaços corporativos, até então muito masculinos, a mulher chega com elementos do guarda-roupa deles para assegurar seu lugar e demonstrar autoridade. Um exemplo disso é o blazer num formato mais retangular. Era o chamado power dressing dando as caras. 

Fonte: Pinterest

Anos 2020: exatamente, atualmente também contamos com o advento das ombreiras! Houve um revival da moda dos anos 80 que as trouxe como uma opção interessante de shape, beneficiando, inclusive, as mulheres que têm ombros mais estreitos e que gostariam de ampliá-los.

Fonte: Pinterest

Mas é claro que a ombreira segue comunicando a mensagem que já trazia nas décadas anteriores: o empoderamento. Hoje nós mulheres não precisamos, necessariamente, masculinizar o vestir para conquistar o nosso espaço no mercado de trabalho. Inclusive, como Consultoras de Estilo, lutamos para que possamos chegar a qualquer lugar com o nosso jeito, nosso estilo e nossas escolhas com segurança. Mas não temos como negar que ainda existem questões e desafios a serem conquistados. Então, que tal a nossa roupa também demonstrar a força que já temos? Vamos de ombreiras!

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